quarta-feira, 23 de março de 2016


Composição sobre a escola
  
Durante uma pesquisa na internet sobre a temática escola encontrei imagens com as quais
compus a figura abaixo:


Nas Imagens acima percebe-se que as figuras da parte superior nos remetem a uma escola que ainda é vista, mas parece distante do que a realidade de hoje exige. Por isso as coloquei entre parênteses, buscando nos fazer pensar sobre coisas que devemos não apagar de nossa memória como professor, mas resgatá-las para que possamos repensar em possibilidades para a educação.
Queremos uma educação onde o aluno tenha espaço de crescer, tenha oportunidade de criar, comunicar, compartilhar suas ideias. O professor, nesse processo, estaria ao lado do aluno, auxiliando-o em seu crescimento ao mesmo tempo que aprende com ele.
As imagens na parte inferior da figura, mostra alunos em ação numa escola que faça-o pensar, agir, ser sujeito de sua aprendizagem e que acima de tupo possam estar em um espaço onde sejam felizes.
A inovação representada nessas imagens pelo uso de tecnologias, não se dá apenas com a inclusão dessas, é preciso que nós professores passemos por um processo de inovação interna, revendo nossos valores, crenças, possibilidades de educação para que possamos nos motivar e mover-nos para mudanças nos espaços escolares


Apresentação



Esse blog tem como objetivo discutir as temáticas do curso Redes de Aprendizagem  do NTM de São Leopoldo
As discussões postadas aqui são fruto de reflexões minhas e de minhas colegas de curso sobre o espaço escolar e as possibilidades de uma rede de aprendizagem. Aprender em rede representa uma aprendizagem voltada ao coletivo, onde todos participam, compartilham e são responsáveis pelo crescimento mútuo de uma comunidade.